Seab entrega equipamentos para produtores de leite do Norte Pioneiro 18/06/2015 - 08:50
O Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, em Jacarezinho, iniciou, esta semana, a entrega de equipamentos agrícolas e resfriadores de leite a produtores do Norte Pioneiro. Estão sendo distribuídos 22 carretas basculantes, 15 tratores, 25 resfriadores de leite, nove grades aradoras, 20 ensiladeiras e 21 distribuidores de fertilizante.
Os recursos utilizados para essa aquisição são provenientes de duas emendas parlamentares do ex-deputado federal Abelardo Lupion, com contrapartida do Governo do Paraná. As duas emendas resultaram num convênio entre a Secretaria da Agricultura e Abastecimento e o Ministério da Agricultura, que está executando o projeto “Apoio à Pecuária Leiteira na Agricultura Familiar no Norte Pioneiro”, em benefício de 24 municípios da região.
O convênio prevê R$ 3,671 milhões para aquisisão dos equipamentos e treinamento de produtores e técnicos. O objetivo é ampliar a participação da região na produção de leite estadual que atualmente é de 5%.
Para o secretário da Agricultura Norberto Ortigara, a melhoria das técnicas de manejo, proporcionada com o uso desses equipamentos na propriedade, associada ao melhoramento genético do rebanho, pode em um curto espaço de tempo elevar a produção regional e a renda no campo.
PEQUENAS PROPRIEDADES - O projeto tem como objetivo principal melhorar a qualidade do leite e a produtividade nas pequenas propriedades, através dos equipamentos cedidos e da capacitação de produtores e técnicos da região. O projeto foi elaborado por técnicos da Secretaria estadual da Agricultura, Emater e a assessoria do Deputado Lupion e prevê a implantação de piquetes rotacionados, irrigação de pastagem, pastagem de inverno, silagem e boas práticas de produção.
TERCEIRO - O Norte Pioneiro possui o terceiro rebanho bovino do estado, porém apenas 7% destes animais são especializados para a produção leiteira. Esta atividade corresponde a 4,43% do Valor Bruto de Produção (VPB) da região.
Além dos produtores que serão diretamente beneficiados pelo programa, o Norte Pioneiro possui três cooperativas de produtores familiares e diversos laticínios atuando nesta cadeia produtiva que serão indiretamente beneficiados com o aumento da produção e a melhoria da qualidade da matéria prima.