Seagri leva conhecimento técnico à IX Reunião Paranaense da Ciência do Solo 12/05/2025 - 15:11

A IX Reunião Paranaense da Ciência do Solo (RPCS) começa nesta terça-feira (13) e vai até quinta-feira (15) no Campus Rebouças e no Campus Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba.

O tema deste ano é “Diversidade, funções e uso do solo: desafios e oportunidades” e deve reunir aproximadamente 400 pessoas entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área.

Serão 17 apresentações de trabalhos orais, 246 trabalhos expostos e uma programação com minicursos e excursões técnicas, além de 23 palestras, incluindo de colaboradores do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri).

Richard Golba, diretor técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e extensionista do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), terá sua participação no Seminário 8: Conservação do Solo e Água, na quarta-feira (14), com a palestra “Ações estratégicas para estradas rurais mais sustentáveis”.

O Seminário 10: Governança como um fator promotor de sustentabilidade agrícola, também na quarta-feira, contará com a participação do engenheiro agrônomo e fiscal de defesa agropecuária da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Luiz Renato Barbosa, com o tema “Legislação estadual de conservação de solo: uma reflexão” e com o pesquisador do IDR-Paraná e coordenador do Programa Recursos Naturais, Arnaldo Colozzi Filho, que promoverá um debate no fim do seminário.

A presidente da Comissão Organizadora da IX RPCS, a Professora Nerilde Favaretto, destaca que a proposta desta edição é ampliar o olhar sobre a ciência do solo, valorizando não apenas sua tradicional ligação com as ciências agrárias, mas também sua interface com outras áreas como geologia, geografia, engenharia civil, urbanismo entre outras. “As ciências agrárias têm uma presença muito forte na ciência do solo, mas queremos mostrar que há outras áreas igualmente relevantes contribuindo com esse campo do conhecimento”, complementa.

A programação também inclui temas emergentes, como a agricultura urbana. “A ciência do solo está diretamente envolvida com o espaço urbano, e esse é um tema que vem ganhando cada vez mais atenção”, ressalta a professora.

O evento é promovido pelo Núcleo Estadual Paraná da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NEPAR/SBCS) e organizado pela UFPR, com o apoio da Seab, IDR-Paraná, Embrapa Florestas, Instituto Água e Terra (IAT), Sistema FAEP, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Tuiuti do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

A programação completa e inscrições estão disponíveis AQUI.