Secretário da Agricultura reúne chefes de núcleos
regionais e pede agilização nas ações de governo
05/03/2013 - 17:10

A ordem é que os núcleos regionais ajudem a apresentar projetos bem feitos, com objetivos definidos e que de fato transformem para melhor a vida do produtor rural ou de uma comunidade rural. Essa foi a mensagem transmitida pelo secretário em reunião realizada nesta terça-feira (05) na Seab, com os chefes dos núcleos regionais da Seab.
Ortigara ressaltou que o governo está na expectativa da liberação de empréstimos importantes do Banco Mundial, do BNDEs, do Banco do Brasil para o Paraná e por isso conta com o apoio das chefias dos núcleos regionais para que as ações da Seab no Interior sejam ainda mais dinamizadas. Citou como exemplo o programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias, que envolve a gestão ambiental e o desenvolvimento agropecuário.
Ele pediu agilidade das chefias dos núcleos regionais daqui para frente. “É o chefe do núcleo que faz as intervenções, que conduz as ações, que mobiliza as lideranças no meio rural, então vamos exercer essa articulação no limite”, pediu.
Outro programa que será intensificado nos próximos dias, o de instalação de Sistemas de Abastecimento de Água no Meio Rural, que terá uma segunda etapa de execução. Na primeira etapa iniciada no ano passado foram instalados em torno de 180 sistemas de abastecimento de água com investimentos de R$ 21,3 milhões. O secretário pediu prioridade para atender as comunidades que realmente sofrem com a falta de água para os serviços mais básicos como água em casa e para manutenção dos animais e das hortas na propriedade.
Outro desafio, segundo Ortigara, é executar um projeto ousado de remodelação total das Ceasas do Paraná. Citou que o projeto da nova Ceasa em Maringá está adiantado com adesão por parte da prefeitura, lideranças e empresários. Está no mesmo caminho a remodelação da Ceasa de Cascavel, com a disposição da prefeitura em ceder o terreno para construção de nova unidade. Ele pediu o empenho das chefias de núcleos regionais nos demais municípios que contam com unidades da Ceasa como Londrina, Curitiba e Foz do Iguaçu.
O secretário Norberto Ortigara pediu aos chefes de núcleos regionais que tenham relações amistosas com as chefias de núcleos regionais de outras secretarias de Estado, com os deputados, que se encontrem para uniformizar e compartilhar ações e que falem em nome do governo. “É de bom tom ter relações amistosas, inteligentes que abracem as causas do governo”, orientou.
Ortigara também pediu empenho para intensificar as parcerias nos projetos de assentamentos rurais. Segundo ele, a Seab tem cerca de R$ 17 milhões em recursos federais, de emendas parlamentares, para serem aplicados este ano em seis cadeias produtivas como erva-mate, leite, café, arroz, cana-de-açúcar e olericultura.
O secretário ressaltou também a necessidade de dedicação das chefias dos núcleos para outros projetos importantes como a condução dos agricultores para programas como de Merenda Escolar e Aquisição de Alimentos. São programas executados com recursos federais e que garantem mercado e renda aos produtores, salientou.
Deflop
O secretário Norberto Ortigara aproveitou a reunião para anunciar a nomeação do engenheiro florestal Mariano Felix Duran como diretor do Departamento de Florestas Plantadas (Deflop), recém-criado na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento. Duran é funcionário de carreira do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e exerce suas funções no governo do Estado por cerca de 30 anos.
No Deflop Duran vai trabalhar na organização da produção florestal, no estabelecimento e execução da política florestal do estado do Paraná e incentivar as parcerias com as empresas de base florestal.

