Secretários da Agricultura do Sul e Sudeste constroem projeto regional de geração de emprego e renda 02/06/2023 - 17:37

Cerca de 40 representantes de organismos públicos ligados à agropecuária nas regiões Sul e Sudeste participam do 8.º Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que começou nesta sexta-feira (02) e se estende até sábado (03), em Belo Horizonte. O objetivo é ter um projeto regional estruturante para geração de emprego e renda.

O Grupo de Trabalho de Agricultura e Pecuária conta com a presença do secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara, do presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural – Iapar-Emater (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza, e do gerente de Saúde Animal da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar), Rafael Gonçalves Dias.

Entre os assuntos de pauta estão a criação de um projeto regional estruturante de geração de emprego e renda, voltado sobretudo à pequena agroindústria; reforma tributária e os impactos no agronegócio; segurança no campo, envolvendo a demarcação de terras indígenas e de comunidades tradicionais e a segurança jurídica das propriedades; o regulamento dos sistemas de inspeção e autocontrole; e defesa sanitária, particularmente em razão do risco que a gripe aviária traz ao Brasil.

No início dos trabalhos, Ortigara também destacou o trabalho realizado no Paraná, com a formação de consórcios intermunicipais para que as ações sejam integradas e realizadas de forma mais rápida e eficaz. No Estado os consórcios têm atuado sobretudo na melhoria da trafegabilidade em estradas rurais.

Mas já se começa a ampliar essa atuação, com a adesão recente do Consórcio Público Intermunicipal de Atenção à Sanidade Agropecuária, Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do Estado do Paraná (CID Centro) ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf).

Foi o primeiro consórcio a aderir ao sistema, possibilitando que ele próprio outorgue o direito de agroindústrias dos municípios que o compõem venderem produtos processados de origem animal para todo o Estado.