Secretários de Agricultura buscam melhorar comunicação sobre sustentabilidade da produção 20/10/2023 - 13:49

Secretários de Agricultura ou representantes da Pasta nos sete estados que formam o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) buscam, durante o 9.º encontro, que acontece em São Paulo, soluções conjuntas para reforçar a rastreabilidade dos produtos agropecuários e melhorar a comunicação interna e externa da sustentabilidade da produção. A reunião começou nesta quinta-feira e termina sábado (21).

“Queremos encontrar soluções em conjunto e não ficar cada estado inventando uma metodologia, uma forma de trabalhar”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara. “A discussão envolve temas muito relevantes para a demonstração da capacidade de sustentabilidade da nossa agricultura, de longe o principal negócio de nosso Estado”.

O Grupo de Trabalho de Agricultura e Pecuária, reunido no Museu da Língua Portuguesa, debate também ações que envolvem a modernização da assistência técnica ao agricultor, a conectividade no meio rural, o avanço na questão da inspeção sanitária de produtos e regularização de agroindústrias e a certificação dos processos agropecuários como um todo.

CERTIFICAÇÃO - O Parlamento Europeu definiu que a partir de dezembro de 2024 os exportadores de alguns alimentos a serem vendidos na União Europeia deverão comprovar que não foram produzidos em áreas com desmatamento. As empresas também precisarão garantir que no ato de produção foram respeitados os direitos humanos e os dos povos indígenas.

“Estamos evoluindo na busca de plataformas atuais e futuras para que possamos fazer com muita confiabilidade os processos de rastreabilidade e certificação”, salientou Ortigara. “São ferramentas que ajudam, além de produzir uma agricultura que se sustente, comunicar bem aos consumidores daqui e do mundo que nós fazemos de forma correta, que temos metodologia, que nossa agricultura é capaz de produzir preservando”.

De acordo com o secretário paranaense, as experiências apresentadas pelos outros estados mostram uma sintonia com os principais eixos que conduzem as políticas públicas no setor agropecuário do Estado: segurança alimentar, segurança da informação, segurança energética e conectividade, segurança hídrica e sustentabilidade, segurança produtiva e tecnológica e segurança sanitária.

PRESENÇAS - O GT de Agricultura e Pecuária tem ainda a presença dos secretários de São Paulo, Guilherme Piai; do Espírito Santo, Enio Bergoli da Costa; de Minas Gerais, Thales Fernandes; do Rio de Janeiro, Flávio Campos; do Rio Grande do Sul, Giovani Feltes; do representante da Secretaria de Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina, Jader Nones; do presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins; e dezenas de coordenadores de áreas e assessores.