B

 
Barreira sanitária

Local definido pelo serviço oficial como estratégico, com infraestrutura para impedir ou restringir circulação de organismos vivos, parte deles ou seus derivados, e, dessa forma, reduzir exposição e possibilidade de difusão de agente patogênico. Também chamada de barreira de biossegurança ou fitossanitária (em caso de vegetais ou derivados).

Barreira sanitária

 

 
Barreira tarifária

Medida que países ou regiões impõem, estabelecendo tarifas mais pesadas para a entrada de produtos ou animais estrangeiros e, dessa forma, preservar o mercado interno da concorrência.

 
Barter

A operação Barter é uma negociação entre produtores rurais e empresas de insumo. Consiste em efetuar pagamento de insumo por produtos da propriedade rural, em uma espécie de troca, de modo geral sem a presença de dinheiro. O acordo é realizado antes da colheita com o uso da Cédula de Produto Rural (CPR). 

 
Bezerro

Termo utilizado para designar o bovino entre o nascimento e o desmame, que ocorre normalmente aos sete meses de idade, mas podendo ser estender até 12 meses. Também é chamado de terneiro.

 
Bienalidade negativa

Nome dado ao ciclo natural da cultura de café. Em um ano a produtividade da safra é alta, mas no ano seguinte há redução. Isso se deve à necessidade que a planta tem de recompor suas estruturas internas e de reserva. A correta adubação, que forneça nutrição equilibrada, pode minimizar os efeitos do fenômeno.

 
Biodigestão

A biodigestão de resíduos é um processo de fermentação parecido com a compostagem, mas sem a presença de oxigênio. Os subprodutos são o biogás e o biofertilizante, que podem ser aproveitados. O biogás é uma forma de combustível mais sustentável, utilizado para gerar energia térmica, mecânica ou elétrica.

 
Biomassa

Termo usado para designar a matéria oriunda da decomposição de resíduos orgânicos.

biomassa

 

 
Biotecnologia

Tecnologia baseada nas ciências biológicas, podendo ser de natureza molecular, celular, morfofisiológica, ecológica, biodiversidade, reprodução ou genética. A Organização das Nações Unidas classifica como “qualquer aplicação tecnológica que utiliza sistemas biológicos, organismos vivos, ou seres derivados, para fabricar ou modificar produtos ou processos para utilização específica”.

 
Boi

Macho castrado de espécies taurinas ou zebuínas.

 
Bolsa de Chicago

Local físico em Chicago, nos Estados Unidos, onde compradores e vendedores se encontram para fazer negócios. É composta por quatro bolsas norte-americanas, que, juntas, formam o Chicago Mercantile Exchange Group e tem uma ampla gama de contratos negociados. A Bolsa de Chicago também é representada pela sigla CBOT (Chicago Board of Trade).

Bolsa Chicago

 

 
Bolsa de Londres

A Bolsa Internacional de Finanças e Futuros de Londres (ICE Futures Europa) baliza o preço de comercialização do café robusta no mundo, entre outros produtos.

 
Bolsa de Nova York

A Bolsa de Mercadorias de Nova York (ICE Futures US) baliza o preço de comercialização do café arábica no mundo, entre outros produtos.

 
Borrego

Ovino jovem até seis meses.

 
Bushel

Unidade de medida de mercadorias sólidas e secas, particularmente adotada em países anglo-saxões. Se utilizada como medida de volume equivale a 35,24 litros. No setor agrícola, a aplicação é mais direcionada para os grãos, que tem massa diversa. Assim, um bushel de soja equivale a 27,215 quilos; de trigo, 22,215 quilos; de aveia, 14,515 quilos; de cevada, 21,772 quilos; de centeio, 25,410 quilos; de milho, 25,401 quilos; e de sorgo, 22,679 quilos.