E

 
El Niño

Fenômeno da inversão das correntes do Oceano Pacífico Equatorial, provocada pela elevação da temperatura das águas na época próxima ao natal. Ele carrega consequências climáticas para vários países, como estiagem severa para alguns e ciclones e tempestades fortes para outros.

el nino

 

 
Embutido

Designação para preparos alimentícios com carne picada de diversas naturezas introduzidas em tripas ou materiais sintéticos como salames, linguiças, etc.

embutidos

 

 
Engenharia genética

Também chamada de tecnologia de DNA recombinante. É uma área da biologia que procura modificar os genes (unidades fundamentais do DNA) de um ser vivo, por remoção, inserção ou alteração, com o objetivo de obter características desejadas como, por exemplo, resistência da planta ao estresse hídrico.

 
Entressafra

Intervalo entre um período de colheita e o próximo período de plantio, em que o produto deixa de ser produzido em determinada área.

 
Enxerto

União do tecido de duas plantas diferentes.

 
Equalização da taxa de juros

Subsídio, por meio do qual o governo cobre a diferença entre a taxa de juros praticada no mercado financeiro e a taxa efetivamente paga pelo tomador do recurso.

 
Erosão

Fenômeno natural de desgaste do solo e de rochas por ação da água, vento ou qualquer outro agente geológico. Pode ter também a concorrência de ação humana. Ele ocorre da parte mais alta para a mais baixa e altera relevos e contornos.

erosao

 

 
Espécie exótica

Espécie que está presente fora de sua área de distribuição natural, depois de ser transportada e introduzida intencional ou acidentalmente pelo homem.

 
Espécie exótica invasora

Espécie exótica que, sem a intervenção direta do homem, avança sobre as populações locais e ameaça habitats naturais ou seminaturais e causa impactos ambientais, econômicos, sociais e/ou culturais.

 
Espécie nativa

Espécie que ocorre dentro de uma área natural de distribuição onde evoluíram para formar uma comunidade.

 
Espécie silvestre

Aquela que se apresenta em estágio selvagem, sem o processo de domesticação.

 
Esporo

Unidade reprodutiva de fungos, bactérias, algas e plantas, entre outros.

 
Estiagem

Longo período com precipitações pluviais insuficientes. Também chamada de seca.

 
Estimativa de safra

Levantamento do período de safra, volume esperado e/ou da extensão de área programada para a produção agrícola.

 
Deral

O Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná divulga periodicamente as estimativas de safra de grãos do Estado.

 
Conab

A Companhia Nacional de Abastecimento analisa determinadas culturas e atividades e leva em consideração o ano-safra para todo Brasil.

 
IBGE

O IBGE tem como perspectiva, em seu levantamento, o ano civil e inclui algumas culturas que não integram as pesquisas nacionais da Conab.

 

 
Estoque regulador

Armazenamento de um determinado produto com vistas a atender a demanda dos consumidores, caso haja alterações na oferta. Também chamado de estoque de segurança, visto que mantém o abastecimento e o equilíbrio do preço.

 
Exposição agropecuária

Evento de natureza promocional e educativa, temporário ou permanente, com ou sem finalidade comercial imediata e no qual haja julgamento de uma ou mais espécies ou raças puras de animais.