P

 
PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos foi criado pela Lei 10.696/2003, promove a aquisição de alimentos da agricultura familiar, com dispensa de licitação, e destina para pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, às atendidas em rede socioassistencial pública e à rede pública de ensino.

 
Pallet

Armação de madeira ou material plástico resistente, formado por estrados sobrepostos com espaço para garfos da empilhadeira. Normalmente, usa-se para transporte ou armazenagem de produtos.

pallet

 

 
Pasteurização

É um tratamento térmico para eliminar microorganismos patogênicos e outros, possibilitando aumento na vida útil do produto.

pasteurizacao
 
Pasteurização lenta

Low Temperature Long Time (LTLT). Nesse método, o produto, como o leite, fica por 30-60 minutos em temperatura baixa desejada.

 
Pasteurização rápida

High Temperature and Short Time (HTST). Processo que consiste em manter em alta temperatura por poucos segundos e depois retornar à temperatura desejada.

 

 
PCA

O Programa para Construção e Ampliação de Armazéns tem em vista aumentar a capacidade de armazenagem por meio da construção, ampliação, modernização ou reforma de armazéns.

 
Pecuária extensiva

É a criação de gado em grandes áreas abertas de pastagem.

pecuaria extensiva

 

 
Pecuária intensiva

Caracteriza-se pela criação de gado em uma pequena área, normalmente com uso de tecnologias e técnicas mais avançadas que as da extensiva, com objetivo de aumentar a produtividade. Também conhecida como sistema de confinamento ou semiconfinamento. Neste último caso, pode ser bovinocultura, ovinocultura e se aplica, ainda, a aves e suínos.

pecuaria intensiva

 

 
Peletização

Tratamento térmico e de pressão que transforma materiais farelados em grânulos (pellets). Tem como objetivo melhorar a qualidade nutricional e também facilita o transporte e manuseio.

 
PEP - Programa de Escoamento de Produto 

Mecanismo do governo federal que possibilita que o mercado absorva a produção com pagamento ao produtor, pelo governo, da diferença entre o preço mínimo estabelecido e o preço de mercado.

 
Pequena propriedade

Área rural com extensão até 4 módulos fiscais. Mas também são levados em conta outros critérios como gestão familiar, número de empregados, renda abaixo de determinado valor, volume máximo de renda.

 
PIB do agronegócio

O Produto Interno Bruto do agronegócio engloba todas as operações de produção de insumos e bens de capital usados no campo, a atividade agropecuária propriamente dita nas propriedades rurais, e os serviços de armazenagem, processamento e distribuição dos produtos e derivados.

 
Plano ABC

O Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono teve uma primeira etapa finalizada em 2020. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou a nova fase que abrange 2021 a 2030. No Plano Safra, há linhas específicas de recursos destinados à incorporação de novas tecnologias para o avanço da agricultura de baixa emissão de carbono. O Plano ABC segue as normas estabelecidas pela Lei 12.187/2009, que instituiu a Política Nacional sobre o Clima (PNMC).

 
Plantio convencional

Consiste no uso de práticas tradicionais com remoção de toda a vegetação do terreno, por meio da aração e da gradagem, eventual aplicação de produtos para correção de acidez do solo e uso de agrotóxicos. A isso se segue o plantio ou semeadura. Durante o desenvolvimento, os cuidados continuam com capinas e/ou uso de defensivos e fertilizantes.

 
Plantio Direto na Palha

Técnica reduzida de preparo do solo, mantendo-se os resíduos vegetais como cobertura do solo para a próxima cultura. O preparo da terra serve para evitar compactação. Se necessário, usa-se produto para equilibrar a acidez e aplica-se agrotóxico para controle de pragas e doenças ou ervas daninhas. Os sulcos para plantio ou semeadura são abertos em meio à palhada.

 
Pós-emergência

Aplicação de herbicida sobre as plantas já emergidas. 

 
Praga

Qualquer espécie, estirpe ou biótipo de vegetais, animais ou agentes patogênicos capaz de causar danos às plantas.

 
Pré-emergência

Aplicação de herbicida antes da germinação das sementes de plantas daninhas, ou da cultura, ou de ambas.

 
Prevalência

Frequência de certa doença em uma região ou população.

 
Prodecoop

O Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária é uma linha de crédito com objetivo de incrementar a competitividade agroindustrial das cooperativas agropecuárias. O foco é a modernização dos sistemas produtivos e de comercialização.

 
Produção agropecuária

É a soma de toda produção agrícola e pecuária de uma região ou país em determinado período.

 
Pronaf

O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar visa financiar custeio e investimentos para implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, industrialização e de serviços no estabelecimento rural ou em áreas comunitárias rurais próximas, visando à geração de renda e à melhoria da mão de obra familiar.

 
Pronamp

O Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural possibilita que o médio produtor financie itens de investimentos necessários ao desenvolvimento das atividades no campo, além de custeio para despesas durante o ciclo.

 
PTV - Permissão de Trânsito Vegetal

Documento que permite a rastreabilidade de vegetais e produtos vegetais, em especial para cultivos, que possuem pragas sob controle oficial. 

 
Pulses

Termo que designa as sementes comestíveis de leguminosas secas. As mais conhecidas no Brasil são feijão, ervilha, lentilha e grão-de-bico. A palavra tem origem do latim puls, que significa “sopa grossa”.

pulse