V

 
Variedade

Grupo de indivíduos que apresentam uma ou mais características que passam de  geração para geração e que os distinguem de outros indivíduos. Podem se constituir em cultivar, no caso de planta, ou em uma raça, se for animal.

 
Variedade crioula

Cultura obtida por cruzamento natural ao longo do tempo, sem qualquer interferência externa.

 
Vazio sanitário

É um período em que, obrigatoriamente, não pode ter plantas vivas de determinadas espécies nas lavouras. O objetivo é evitar que doenças e pragas fiquem incubadas para a safra seguinte.

 
VBP

O Valor Bruto da Produção Agropecuária indica um valor, calculado num período com base na produção agropecuária e nos preços recebidos pelos produtores.

 
VBP Mapa

O valor divulgado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é levantado a partir dos dados de produção e preço médio de comercialização de 26 culturas. A base dos estudos é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 
VBP Deral

O valor divulgado pelo Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento do Paraná é levantado a partir dos dados de aproximadamente 350 culturas, entre elas produtos da agricultura, pecuária, silvicultura, extrativismo vegetal, olericultura, fruticultura, plantas aromáticas, medicinais e ornamentais, pesca, etc.

 

 
Vitelo

Bovino até 14 semanas de idade.

 
Voçoroca

É um tipo de erosão caracterizada por grandes valas.