14:07 Agricultura e Abastecimento Mapeamento detalha de forma inédita a Bacia Hidrográfica Paraná III Compartilhe:
13:12 Agricultura e Abastecimento, PronaSolos 1ª Reunião de Correlação e Classificação de Solos e Vegetação Fluvial será na próxima semana Compartilhe:
08:40 Agricultura e Abastecimento, PronaSolos Abertas pré-inscrições para evento de correlação e classificação de solos e vegetação fluvial A reunião será realizada entre os dias 17 e 23 de março de 2024 no meio rural da região entre Cascavel e Guaíra no Oeste paranaense Compartilhe:
16:30 PronaSolos 1ª Reunião de Correlação e Classificação de Solos e Vegetação Fluvial – 1ª RCCSV-PR Compartilhe:
13:25 PronaSolos Campanha de campo n° 8 – levantamento de solos e de vegetação fluvial A equipe PronaSolos PR teve mais um trabalho de campo concluído entre os dias 15 e 26 de maio de 2023. A oitava campanha ocorreu nos municípios de Engenheiro Beltrão, Quinta do Sol, Campo Mourão, Mamborê e Luiziana, pertencentes às Bacias Hidrográficas Piquiri e Ivaí. Compartilhe:
10:38 PronaSolos Estruturação da 1ª Reunião de Correlação e Classificação de Solos e Vegetação Fluvial – 1ª RCCSV Na semana de 23 a 29 de abril pesquisadores da Embrapa Florestas, Embrapa Soja, IDR-Paraná, UFLA e Itaipu Binacional, bem como profissionais da SEAB e FAEP/SENAR-PR participaram da viagem de estruturação da 1ª Reunião de Correlação e Classificação de Solos e Vegetação fluvial – 1ª RCCSV. Compartilhe:
14:25 PronaSolos Próximos passos das equipes do PronaSolos PR - quarta campanha de campo Dando seguimento ao projeto Ação Integrada de Solo e Água que acontece no Estado do Paraná, a quarta campanha de campo acontece entre os dias 22 e 31 de agosto de 2022, na região noroeste do Estado, mais propriamente nos municípios de Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Loanda entre outros. Compartilhe:
15:31 PronaSolos Segunda campanha de campo – pesquisa de solos e vegetação fluvial região de Cascavel As equipes do PronaSolos PR encontram-se em sua segunda campanha de campo deste ano. As atividades de pesquisa em solos e vegetação fluvial serão desenvolvidas nas bacias hidrográficas Paraná I, II, III, Piquiri e Ivaí, e estão ocorrendo desde o dia 20 de junho até 1 de julho de 2022. Compartilhe:
14:10 PronaSolos Pesquisas em solos e vegetação fluvial em execução pela equipe do PronaSolos PR A partir de agosto de 2021 as equipes do PronaSolos Paraná, coordenada pela Embrapa Florestas e Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, estão à frente de dois importantes projetos para o Paraná, ambos relacionados com os temas solos e florestas fluviais. Compartilhe:
09:51 PronaSolos Erosão em área de nascentes e seus efeitos A Província Convexada na região da Bacia Hidrográfica Paraná III possui dominantemente três formas de rampas: convexa-divergente, convexa-retilínea e a convexa-côncava-convergente (Figura 1). Esta última tem vital importância hídrica, pois é responsável pela recarga hidrológica das nascentes perenes de alta vazão que se encontram na zona de cabeceira de drenagem (Figura 2). Compartilhe:
14:13 PronaSolos Produtos do Projeto PronaSolos PR - Bloco 1 A área de abrangência do trabalho do PronaSolos PR na região oeste do Paraná possui 9.376 km2. Com a finalidade de assegurar maior facilidade de entendimento ao usuário, esta foi subdivida em três blocos (Figura 1). Compartilhe:
14:03 PronaSolos Uso racional na Província Patamarizada – Bacia Hidrográfica Paraná III A Província Patamarizada na BHP III se destaca pelos relevos muito dissecados que a compõe, onde se alternam classes de declive bem acentuadas, normalmente ocupados por solos férteis, rasos a pouco profundos, ensejando paisagens muito susceptíveis à erosão (Figura 1). Compartilhe:
18:11 PronaSolos Coletas de dados de vegetação da BHP III A Bacia Hidrográfica Paraná III – BHP III – está situada na região Oeste do Paraná e possui extensa área com intensa produção agrícola. As paisagens passaram por acentuadas alterações nos últimos tempos devido principalmente a retirada das florestas e, consequentemente, o surgimento dos processos erosivo (Figura 1) e de soterramento (Figura 2). Compartilhe:
17:41 PronaSolos Escassa presença do horizonte A chernozêmico nos solos da Bacia Hidrográfica Paraná III (BHP III) - PronaSolos-PR A chernozêmico é um horizonte mineral superficial de cor escura com alta saturação por bases, relativamente espesso. Sua estrutura apresenta-se fortemente desenvolvida e é do tipo granular (grumosa) (Figura 1). Devido às características citadas, é um horizonte que pode determinar altas produtividades, dependendo de outras características favoráveis do solo que o possui. Compartilhe:
12:41 PronaSolos Soterramento dos solos de nascentes Com o advento da agricultura nas últimas décadas, as paisagens da região Oeste do Paraná foram fortemente alteradas, principalmente, pela retirada da floresta, ou pelos processos erosivos que ocorreram e ainda ocorrem nos sistemas agrossilvipastoris. Compartilhe:
14:30 PronaSolos PronaSolos Paraná: atualize seu conhecimento sobre o projeto O PronaSolosPR está desde novembro de 2018 procedendo a levantamentos de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes na Bacia Hidrográfica Paraná III, região oeste paranaense. Compartilhe:
16:05 PronaSolos Projeto PronaSolos PR estabelece parceria com os departamentos de solos da UFLA e UFRGS Decorridos dois anos e meio de sua existência, o Projeto PronaSolos PR finalizou todos os procedimentos de campo em pesquisas de solos e de vegetação, estes relativos à Bacia do Paraná III e uma pequena parte da Bacia Hidrográfica Piquiri. Na parte de solos, além das ações de mapeamento propriamente dito, foram efetuadas observações e amostragens em pedossequências, bem como a coleta de perfis representativos das inúmeras classes de solos que constituem as citadas bacias. Compartilhe:
15:50 PronaSolos Captação de imagens na Bacia Hidrográfica Paraná III Entre os dias 26 de maio e 4 de junho está acontecendo uma nova campanha de campo com pesquisadores do PronaSolosPR. A equipe está viajando para obtenção de cenas das bacias hidrográficas Paraná III e parte da Piquiri. Compartilhe:
12:01 PronaSolos Finalizadas as coletas de dados de solos na Bacia Hidrográfica Paraná III As equipes do PronaSolos PR, nos dias 05, 06 e 07 de maio de 2021, finalizaram as atividades de campo relacionadas a coleta de informações obtidas essencialmente em pedossequências observacionais. Compartilhe:
11:18 PronaSolos Finalizaram as campanhas de campo para coleta de perfis de solos, Bacia Hidrográfica Paraná III – BHP III Com a campanha de campo das duas últimas semanas, as equipes do PronaSolos PR encerraram as atividades de campo voltadas para a coleta e classificação de solos na BHP III. Com mais esta incursão, foram realizadas 4 viagens exclusivamente voltadas para este fim. Compartilhe:
16:28 PronaSolos Campanha de campo para coleta de perfis de solos na Bacia Hidrográfica Paraná III – BHP III Entre os dias 22 de março e 2 de abril os técnicos do PronaSolos PR realizaram mais uma campanha de campo (terceira) para coleta de perfis de solos. Tratam-se de classes de solos representativos das paisagens da Bacia Hidrográfica Paraná III e parte da Bacia Hidrográfica do Piquiri. Compartilhe:
10:08 PronaSolos Observações morfológicas em pedossequências e coleta de perfis de solos na Bacia Hidrográfica Paraná III – BHP III Entre os dias 8 e 19 de março os técnicos do PronaSolos Paraná estarão em campo na Bacia Hidrográfica Paraná III - terceira campanha - para escolher os locais onde serão descritos, classificados e amostrados mais 15 perfis modais. Compartilhe:
11:07 PronaSolos Coleta de perfis de solos e observações morfológicas em pedossequências na Bacia Hidrográfica Paraná III – BHP III A última campanha de campo efetuada entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março de 2021 cumpriu dois objetivos: coletar mais informações observacionais de solos em pedossequências, bem como descrever/classificar/coletar perfis de solos. Desta maneira, foram feitas mais 79 pedossequências, correspondendo à 316 pontos de referências para observações morfológicas nos municípios de Céu Azul, Diamante D`Oeste, Matelândia, Missal, Ramilândia, Santa Helena de Itaipu e Vera Cruz do Oeste. Após esta etapa, restam apenas três folhas para encerrar a coleta de informações morfológicas de solos, as quais encontram-se distribuídas em duas Cartas – E4 e E2. Compartilhe:
11:54 PronaSolos Demarcação de pontos de referência e coleta de amostras de vegetação na BHP III Com a última campanha efetuada em janeiro de 2021 pelas equipes do PronaSolos PR, foi concluída a fase de coleta de informações obtidas em nível de campo sobre a vegetação protetiva de rios e nascentes, tanto na Bacia Hidrográfica Paraná III como em parte da Bacia Hidrográfica do Piquiri. Compartilhe:
12:05 PronaSolos Demarcação de pontos de referência e coleta de solos na BHP III Decorridos praticamente dois anos e meio, o Projeto PronaSolos PR encontra-se com algumas fases finalizadas. A exemplo, o processo de demarcação de pedossequências – base de referência para as ações do levantamento de campo, está concluído. Da mesma forma, as ações de coletas de amostras de solos contidas nas citadas pedossequências também foram todas efetuadas. Compartilhe:
15:08 PronaSolos Campanha de campo para descrição e coleta de perfis de solos - 11 a 22 de janeiro de 2021 Com a última campanha de campo do Projeto PronaSolos PR, realizada entre os dias 11 a 22 de janeiro de 2021, teve início o processo de descrição e coleta de perfis de solos representativos da Bacia Hidrográfica Paraná III. Os perfis de solos visam obter informações mais precisas sobre as características morfológicas, químicas, granulométricas e físico-hídricas dos solos que constituem a Bacia Hidrográfica Paraná III Compartilhe:
15:35 PronaSolos Campanha de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes - 13 a 17 de dezembro de 2020 Com a realização da campanha de campo do Projeto PronaSolos PR entre os dias 13 a 17 de dezembro, encerraram-se as pesquisas de levantamentos de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes em 2020. As pesquisas desta última campanha foram realizadas no extremo sul da Bacia Hidrográfica Paraná III, mais especificamente em três munícipios: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha do Itaipu e São Miguel do Iguaçu. Compartilhe:
15:54 PronaSolos Campanha de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes - 7 a 11 de dezembro de 2020 A primeira semana prevista para as atividades de campo do PronaSolos PR – 7 a 11 de dezembro, foram mais uma vez realizadas com sucesso. Esta primeira fase envolveu a coleta de dados sobre a constituição e distribuição de solos, bem como a caracterização da vegetação protetiva de rios e nascentes em paisagens que compõem três municípios – Foz do Iguaçu, Santa Terezinha do Oeste e São Miguel do Iguaçu, todos situados no subplanalto Foz do Iguaçu Compartilhe:
15:56 PronaSolos Campanha de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes - 7 a 18 de dezembro de 2020 Após as atividades de campo realizadas neste último mês de novembro, as equipes do PronaSolos PR, no período de 7 a 18 de dezembro, realizarão sua última campanha de campo de 2020. A nova campanha acontecerá no município de Santa Terezinha de Itaipu e municípios lindeiros, quando será finalizada a etapa de mapeamentos de solos com as respectivas coletas de amostras de solos complementares. Compartilhe:
16:32 PronaSolos Campanha de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes – 9 a 20 de novembro de 2020 Na última campanha de campo realizada entre os dias 09 e 20 de novembro, a equipe do PronaSolos-PR efetuou pesquisas em três cartas do projeto (E3, E4, F2), as quais têm correspondência com a Base Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo – IBGE. Compartilhe:
16:31 PronaSolos Nova campanha de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios do PronaSolos-PR: 19 a 30 de outubro de 2020 Nova campanha de campo de levantamento de solos e de vegetação protetiva de rios e nascentes está prevista entre as datas de 19 a 30 de outubro de 2020 e será a primeira a ser executada desde março de 2020, quando as pesquisas de campo do PronaSolos-PR foram suspensas devido à pandemia do covid-19. As próximas ações de campo darão continuidade ao mapeamento de solos e vegetação que vem sendo feita na BHP III desde o final de 2018 Compartilhe:
16:39 PronaSolos PARA O JOÃO! Essas palavras que seguem são uma homenagem, sincera e singela, ao amigo que recém partiu... o amigo João! João? Que João? O João dos botões... da criação! Agora vocês sabem de quem falamos... do João! O João... do Iapar! Compartilhe:
20:05 PronaSolos Análise dos dados de vegetação protetiva de rios e nascentes: Bacia Hidrográfica Paraná III As campanhas de campo do PronaSolosPR vinham sendo realizadas no período de novembro de 2018 a fevereiro de 2020 e devem ser retomadas em meados de setembro próximo. Essa previsão não será cumprida apenas se o Ministério da Agricultura, em função do agravamento da situação referente à pandemia, paralise novamente as viagens para andamento das pesquisas da Embrapa. Compartilhe:
20:14 PronaSolos Campanhas de campo do PronaSolos Paraná devem retornar em setembro de 2020 A pandemia que se encontra presente no Brasil desde fevereiro de 2020, paralisou as ações de pesquisa em campo do PronaSolos-PR - levantamentos de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes. Essa interrupção séria e responsável, com base nos dados e orientações do Ministério da Saúde, foi em benefício da saúde pública nacional. Compartilhe:
20:33 PronaSolos Campanha de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios na Bacia Hidrográfica Paraná III Em razão do momento que o país passa devido às questões relativas à saúde pública, as pesquisas a campo em levantamentos de solos e vegetação protetiva de rios e nascentes, efetuadas na Bacia Hidrográfica Paraná III encontram-se em pausa. No entanto, as análises e estruturação dos resultados analíticos continuam sendo feitos em escritório pelos técnicos do projeto PronaSolos Paraná. Compartilhe:
21:00 PronaSolos Campanha de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios nos Subplanaltos Campo Mourão, São Francisco, Cascavel e Foz do Iguaçu Nova campanha de campo para efetuar levantamento de solos e de vegetação protetiva de rios e nascentes foi realizada pelas equipes do PronaSolos Paraná. A pesquisa ocorreu entre os dias 2 a 13 de dezembro de 2019 e abrangeu áreas dos municípios de Guaíra, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Quatro Pontes, Pato Bragado, Entre Rios e Santa Helena. Compartilhe:
22:39 PronaSolos Campanha de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios nos Subplanaltos Umuarama e Campo Mourão Entre os dias 15 a 24 de outubro nova campanha de campo foi realizada pelo PronaSolos Paraná. As pesquisas em solos e vegetação foram realizadas nos municípios de Guaíra e Terra Roxa, envolvendo os subplanaltos Umuarama e Campo Mourão. As paisagens das áreas trabalhadas apresentam dominantemente alto grau de convexidade , onde se identificam encostas longas com predomínio de relevos suaves, com forte predomínio de Latossolos e, em menor expressão, os Argissolos. Compartilhe:
17:25 PronaSolos Relevos doliniformes nas Bacias Hidrográficas Paraná III e Piquiri Durante o levantamento semidetalhado de solos que está sendo executado pelas equipes do Projeto PronaSolos Paraná na Bacia Hidrográfica Paraná III e parte da Bacia Hidrográfica do Piquiri, estão sendo identificados e registrados relevos doliniformes. Esses relevos se caracterizam por terem conformações depressivas, fechadas, sem canais superficiais que permitam o escape das águas em si estocadas, proporcionando o acúmulo permanente ou temporário das águas pluviais. Compartilhe:
17:46 PronaSolos Campanha de campo em Guaíra e região Após atividades de campo realizadas em setembro passado, no período de 14 a 25 de outubro, o PronaSolos Paraná avançará para a região de Guaíra e municípios vizinhos como Nova Santa Rosa, Mercedes, Marechal Cândido Rondon e Terra Roxa. Compartilhe:
20:56 PronaSolos Campanha de campo nos subplanaltos Umuarama, São Francisco e Campo Mourão Entre os dias 16 a 27 de setembro, nova campanha de campo do PronaSolos Paraná foi realizada. Desta vez foram percorridas as paisagens dos municípios de Guaíra, Marechal Cândido do Rondon, Maripá, Mercedes, Nova Santa Rosa, Palotina e Terra Roxa, envolvendo os subplanaltos Campo Mourão, São Francisco e Umuarama. Compartilhe:
15:09 PronaSolos Segunda campanha de levantamento da verdade em campo - Região de Palotina e Maripá Durante os dias 26 e 30 de agosto de 2019 a equipe de geoprocessamento do PronaSolos Paraná realizou uma campanha de campo nos municípios de Toledo, Quatro Pontes, Ouro Verde do Oeste, Palotina e Maripá, parte dos subplanaltos de São Francisco, de Cascavel e de Campo Mourão, envolvendo partes das bacias hidrográfica do Paraná III e do Piquiri. Compartilhe:
16:52 PronaSolos Campanha de campo nos subplanaltos Cascavel, São Francisco e Campo Mourão Dando continuidade aos trabalhos, mais uma campanha de campo foi realizada pelas equipes do PronaSolos Paraná entre os dias 20 e 30 de agosto, nos municípios de Toledo, Quatro Pontes, Ouro Verde do Oeste, Palotina e Maripá. As ações de pesquisa aconteceram em porções dos subplanaltos São Francisco, Cascavel e Campo Mourão, envolvendo partes das bacias hidrográficas do Paraná III e do Piquiri. Compartilhe:
15:55 PronaSolos Neossolo Flúvico – situação na paisagem, características e funcionalidades Neossolo Flúvico é um solo mineral com baixo grau de evolução pedogenética, constituído essencialmente por sedimentos fluviais, portanto, restrito a segmentos de paisagens que constituem as planícies fluviais. Um aspecto marcante do Neossolo Flúvico é possuir apenas um horizonte, superficial – A, sobrejacente a distintas camadas, todas relacionadas aos processos de transporte e deposição pelo rio. Assim, esse solo apresenta sedimentos com cunhos de tração e transborde fluvial, os quais possuem uma grande diversidade granulométrica entre si. Compartilhe:
09:11 PronaSolos PronaSolos Paraná: ações de laboratório no primeiro ano Neste mês de junho de 2019, o projeto PronaSolos Paraná completou seu primeiro ano. As atividades de campo em coleta de amostras e observações realizadas em solos e vegetação foram apoiadas por atividades de laboratório, tanto de geoprocessamento como de análise de solos. Compartilhe:
18:03 PronaSolos Campanha de levantamento de solos e vegetação protetiva de rios no Subplanalto São Francisco Entre os dias 22 de julho e 2 de agosto foi realizada nova campanha de campo pelas equipes do PronaSolos Paraná. As pesquisas em solos e vegetação foram realizadas em partes dos municípios de Ouro Verde, São Pedro do Iguaçu, Diamante D’Oeste, Quatro Pontes e Vera Cruz do Oeste, mais propriamente no Subplanalto São Francisco Compartilhe:
15:10 PronaSolos PronaSolos Paraná: ações de campo no primeiro ano O projeto PronaSolos Paraná, completou um ano de existência em junho de 2019. Com as amostras e observações realizadas nesta última campanha de campo realizada (7 a 16 de julho de 2019), as pesquisas de campo em solos e vegetação planejadas para o Subplanalto de Cascavel na Bacia Hidrográfica Paraná III encontram-se praticamente encerradas. Compartilhe:
10:02 PronaSolos Antropossolos do Subplanalto Cascavel Os Antropossolos são volumes gerados pelo homem com características muito distintas dos solos naturais. A ocorrência desses vem sendo registrada pelo PronaSolos Paraná durante as ações de levantamento de solos da Bacia Hidrográfica Paraná III. Compartilhe:
02:50 PronaSolos Espécies arbóreas encontradas no Subplanalto Cascavel A região oeste paranaense passou por grandes modificações entre as décadas de 1930 e 1970, como a substituição de florestas exuberantes por uma produção agrícola pujante. Neste processo, espécies como a peroba rosa – Aspidosperma polyneuron , pinheiro do Paraná – Araucaria angustifolia, cedro rosa – Cedrela fissilis entre outras, sofreram diminuição drástica do número de árvores. Compartilhe:
15:40 PronaSolos Compactação do solo – Subplanalto Cascavel Trata-se de um processo promovido pelo homem que prejudica as funções do solo por diminuir a porosidade (menor índice de vazios), esta, tanto menor quanto maior for o grau de compactação. Em áreas agrícolas, a compactação decorre do tráfego de máquinas e implementos sobre os solos das lavouras, o qual determina o aumento da densidade do solo, ou seja, diminui a porosidade do solo – micro e macroporos, principalmente os últimos. Compartilhe: