Em audiência na Alep, Marcio Nunes destaca iniciativas para fortalecer produção e consumo de leite no Paraná 21/10/2025 - 13:29

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Marcio Nunes, participou nesta terça-feira (21/10) da audiência pública “Crise no Preço do Leite”, realizada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). O encontro teve como objetivo debater mecanismos para valorizar os produtores de leite e a agricultura familiar, além de combater a concorrência desleal do leite reconstituído de origem estrangeira, que vem impactando diretamente o preço pago ao produtor.
Durante a audiência, o presidente da Alep, deputado Alexandre Curi, anunciou que a lei que proíbe a reidratação de leite em pó importado para comercialização como leite fluido deve ser votada e sancionada ainda nesta semana. A medida é uma das principais reivindicações do setor e foi comemorada pelos participantes.
Para o secretário Marcio Nunes, a iniciativa é um passo essencial, mas precisa ser acompanhada de outras políticas públicas. “É um passo importante. A lei que a Assembleia e o deputado Corti conseguem junto com o Governo do Estado implementar no Paraná é muito relevante. Só que eu nunca acreditei em uma bala de prata, em uma solução única que resolva todos os problemas. É um arsenal, um conjunto de ações que vamos desenvolver daqui para frente. Este não é o fim da linha, é o começo”, destacou.
Nunes ressaltou que o fortalecimento da renda no campo é prioridade da Secretaria da Agricultura. “Se tem uma coisa que nós temos que fazer e estamos discutindo aqui é o combate à fome e a segurança alimentar. E isso começa com renda no bolso do produtor rural”, afirmou.
Entre as medidas em andamento, o secretário lembrou do investimento de R$ 1,5 bilhão na aquisição de 2.063 máquinas da linha amarela para melhoria das estradas rurais em todos os municípios paranaenses. “Cada município recebeu R$ 3,7 milhões para cuidar das estradas rurais. E, segundo o presidente do Sindileite, Elias Zidek, se a estrada estiver em boas condições, o produtor pode receber até oito centavos a mais por litro de leite”, observou.
LEITE DAS CRIANÇAS - Outra frente de ação é a ampliação do programa Leite das Crianças, que será reformulado para aumentar o público atendido e facilitar o acesso das famílias. “Hoje atendemos crianças de até três anos. Vamos ampliar para quatro anos de idade, além de eliminar burocracias. Quem estiver inscrito no CadÚnico terá acesso automático ao benefício. Também vamos fazer uma grande campanha de divulgação do programa”, explicou o secretário.
Com as mudanças, o governo espera elevar a compra diária de leite de 90 mil para 150 mil litros, fortalecendo a demanda interna e beneficiando diretamente os produtores paranaenses.
No âmbito da assistência técnica, o secretário anunciou que todos os municípios do Paraná contarão com profissionais do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná). “A partir da próxima semana, nenhum município ficará sem técnico local. Contratamos 173 novos profissionais para garantir assistência técnica e extensão rural de qualidade”, informou.
Ao encerrar sua fala, Nunes destacou o compromisso do governo com o fortalecimento da cadeia leiteira. “Estamos vivendo um novo momento. Com essas ações, vamos construir uma produção de leite muito mais forte no Paraná e, principalmente, garantir que sobre dinheiro no bolso do produtor rural”, concluiu.