Seagri apresenta programas de governo para organizações da agricultura familiar 12/08/2024 - 17:06

Cerca de 100 pessoas, entre agricultores, técnicos e servidores do Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) participaram nesta segunda-feira (12) do Seminário Regional de Fortalecimento das Associações e Cooperativas da Agricultura Familiar, promovido pela Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O evento aconteceu na sede da Seab em Curitiba com o objetivo de divulgar políticas públicas para o campo.

Participaram organizações e cooperativas da Região Metropolitana de Curitiba atendidas por programas institucionais, que puderam conhecer mais detalhes principalmente sobre o Banco do Agricultor Paranaense e o Paraná Mais Orgânico. “São temas de fundamental importância para o fortalecimento das associações e cooperativas da Agricultura Familiar”, diz o chefe do núcleo regional da Seab em Curitiba, Valdenir Veloso Neto.

O Banco do Agricultor Paranaense é um instrumento que possibilita ao governo do Estado conceder subvenção econômica a produtores rurais, cooperativas e associações de produção, comercialização e reciclagem, e a agroindústrias familiares, além de projetos que utilizem fontes renováveis de geração de energia e programas destinados à irrigação, entre outros.

Segundo o economista do Departamento de Economia Rural (Deral), Francisco Carlos Simioni, desde a criação, em 2019, até julho deste ano, o Banco teve 5.940 projetos apoiados, R$ 829,5 milhões liberados (em valores de projetos) e R$ 253,5 milhões em juros equalizados.

A coordenadora estadual de Crédito Rural do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná- Iapar-Emater (IDR-Paraná) Heloise Anne Parchen falou sobre a importância de fortalecer o cooperativismo. “Ainda temos poucos projetos no Banco para cooperativismo, e pretendemos melhorar esse número”, disse. O programa pode colaborar com a aquisição de máquinas e equipamentos, construção ou melhoria de imóveis, equipamentos de informática, modernização de sistemas produtivos, entre outros benefícios.

PARANÁ MAIS ORGÂNICO - O programa Paraná Mais Orgânico orienta agricultores familiares interessados em aderir à produção orgânica. Ele envolve, além do IDR-Paraná, a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e instituições estaduais de ensino superior.

Os extensionistas do IDR-Paraná colaboram com informações sobre a legislação, as tecnologias disponíveis e a documentação necessária para conseguir a certificação. “Nós damos assistência para que os produtores consigam otimizar os recursos que têm na propriedade”, explicou o extensionista Bruno Eduardo Borges.

Também integra o incentivo à produção orgânica o Projeto Cestas Solidárias, que propõe vincular o produtor rural a um grupo de consumidores. Assim, é possível estimular o consumo consciente da produção, incentivar as cadeias curtas de comercialização e ainda combater o desperdício de alimentos. 

FEDERAL - As políticas públicas do âmbito federal para agricultores familiares foram apresentadas por representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Ministério da Pesca e Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que esclareceram o funcionamento de iniciativas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a licença de aquicultor. “Todos nós queremos gerar oportunidades para a agricultura familiar”, defendeu a superintendente do MDA no Paraná, Leila Klenk. 

 

Jornalista: Gisele Barão/E-Paraná Comunicação

GALERIA DE IMAGENS